domingo, 4 de outubro de 2009

Movimentos sociais da Lapa querem preservação de fábrica

1) Matéria do Lapa News
Movimentos sociais da Lapa querem preservação de fábrica
Neste sábado, dia 3 de outubro, às 10h, grupos conservacionistas da Lapa farão uma manifestação pública em defesa do tombamento da Fábrica Melhoramentos. O encontro será na Rua Vespasiando, entre as ruas Camilo e Tito, na Lapa, para um amplo abraço nos galpões da Fábrica. A antiga fábrica é um patrimônio da Lapa ameaçado pelo avanço do setor imobiliário
- “Queremos preservar a história, a memória e os valores estéticos da produção industrial de São Paulo! Pelo tombamento integral do imóvel e por significativa envoltória de proteção em toda a quadra” – diz manifesto dos organizadores.
O chamamento à manifestação é feito pelas seguintes instituições: Movimento Defenda São Paulo, Associação dos Geógrafos - Seção São Paulo, Associação Preserva São Paulo, Conselho de Segurança da Lapa – Conseg, Núcleo de Ação Local Vila Romana, Cades - Lapa (representantes da sociedade civil) e Mover - Movimento de Oposição à Verticalização Caótica e pela Preservação do Patrimônio da Lapa e Região com apoio do Comitê Brasileiro para a Preservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil).
2) Matéria do Jornal da Gente (no anexo, com foto)

COMUNIDADE SE UNE PARA PRESERVAR PATRIMÔNIO

Integrantes do Mover (Movimento de Oposição à Verticalização Caótica da Região da Lapa) e do Movimento Defenda São Paulo se mobilizam para o ato simbólico de “Abraço a Melhoramentos”, marcado para este sábado, 3, com o objetivo de chamar atenção das autoridades para o tombamento integral do prédio da Fábrica Melhoramentos, às 10h, no quadrilátero das ruas Vespasiano entre Tito e Camilo.
A ação foi motivada pelo tombamento parcial do prédio pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Com base num abaixo-assinado (600 adesões), o movimento recorreu ao Ministério Público com o objetivo de reverter a decisão de tombamento parcial. Os membros do Mover, do Movimento Defenda São Paulo, da Associação dos Geógrafos Brasileiros, dos Conselheiros da Sociedade Civil no Cades Lapa, Núcleo de Ação Local Vila Romana (NAL Vila Romana) e Conseg Lapa assinaram, juntos, um documento que foi enviado aos conselheiros do Conpresp, solicitando a revisão da decisão parcial do tombamento para integral. “Estamos convidando todos os vereadores que têm atuado na região para comparecer neste sábado (ao Abraço a Melhoramentos). O galpão da Melhoramentos é muito grande e precisamos de muitas pessoas para abraçá-lo. Contamos com o apoio de todos pois a Fábrica da Melhoramentos é patrimônio da Lapa, de São Paulo e do povo paulista”, lembra a geógrafa e membro do Mover, Defenda SP e Cades, Ros Mari Zenha.

Bens tombados

Além da Fábrica da Melhoramentos outros 19 imóveis da região da Lapa também se tornaram patrimônio histórico, e os locais deverão ter as características externas e algumas internas preservadas. Na lista de bens históricos estão o Mercado da Lapa, o Sesc Pompéia, as igrejas Nossa Senhora da Lapa e a São João Maria Vianney,Vidraria Santa Marina e a Martins Ferreira, na Lapa de Baixo.




http://suzana-meirelles.blogspot.com/

Nenhum comentário: