sábado, 19 de setembro de 2009

Comunidade Apresenta Propostas

Ros Mari Zenha
Mover/MDSP/Cades Lapa

COMUNIDADE APRESENTA PROPOSTAS

A ampliação das equipes de poda e remoção de árvores, contaminação do solo e a elaboração de Plano de Bairro nos distritos da região estavam entre as propostas da comunidade para previsão de recursos no Orçamento da Subrefeitura da Lapa para 2010. A Audiência Pública convocada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) aconteceu na segunda-feira, 14, no auditório da Subprefeitura da Lapa. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro.
O morador da Vila Anglo, Carlos Eduardo, lembrou a necessidade investimento para regularização dos pedidos de poda e remoção de árvores. A geógrafa representante do Mover (Movimento intra a Verticalização Caótica da Lapa e Região), do Defenda São Paulo e membro do Cades (Conselho Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Subprefeitura da Lapa), Ros Mari Zenha, destacou a necessidade de reservar recursos para a realização de um Plano de Bairro para os distritos da Sub Lapa. Ela também justificou o pedido de verba apontando a necessidade da discussão do problema do lençol freático aflorado na Leopoldina e os problemas de contaminação de solo (como o da ex-usina de compostagem da Leopoldina). “Temos que garantir recursos para um desenvolvimento sustentável da região”, declarou Ros Mari.
A transformação de praças em espaços comunitários, calçamento, posto de saúde para a Lapa de Baixo e nova sede para transferência do Posto da Rua Catão para a Sepetiba, verba para combate às enchentes e instalação do Parque Orlando Vilas Bôas estavam entre as muitas reivindicações de previsão de verba para 2010.
Soninha explicou que o compromisso da Sempla é receber as propostas para elaboração do Orçamento da Prefeitura para 2010 e encaminhamento do documento à Câmara Municipal de São Paulo para votação. “Existindo viabilidade a Sempla incorporará essas despesas (sugeridas) no Orçamento que será enviado à Câmara”.
Sobre a drenagem na região no Córrego do Tiburtino, na região da Rua Guaicurus, Soninha explicou que a Sabesp já pediu autorização para fazer as obras de galeria. “O problema é que a CET não autorizou o ponto de fechamento da via para realização da obra”.
Sobre a drenagem na região da Pompeia, ela disse que há divergências entre os técnicos sobre qual a melhor solução para o problema das enchentes (ver matéria Operação Urbana).
A subprefeita lembrou ainda que o processo de participação popular na elaboração do orçamento não se esgota com a audiência. “É preciso que cada um procure os vereadores (do grupo de 8 parlamentares (G-8) com compromisso com a região) para que defenda seus os interesses”.



Fotos: Tiago De Carli

http://suzana-meirelles.blogspot.com/

Nenhum comentário: