domingo, 17 de março de 2013

Efeitos físicos da Massagem Terapêutica


 Eu sempre pensei e trabalhei a massagem como uma integração mente e corpo. Aliás, no meu trabalho terapêutico sempre pensei  o indivíduo como um todo indissolúvel :corpo mente.
Porém por uma questão didática neste texto irei abordar os efeitos físicos que a massagem provoca.
Todas as nossas experiências são vividas a nível mental e físico. O aspecto psicológico abordarei em outros textos.
Seja para se proteger de um sentimento desagradável ou de uma ameaça eminente, ou até por má postura os músculos  se contraem formando nódulos compostos  por cálcio e sais minerais.
Estes nódulos impedem que o fluxo de energia flua livremente pelo organismo chegando aos órgãos. Sendo assim  eles adoecem.
A função da massagem então é desfazer estes nódulos e restabelecer o equilíbrio energético corporal. Um corpo saudável é um corpo em que a energia está distribuída
Igualmente  em sua totalidade.
Na massagem nada é feito além de relaxar e gozar o toque e as pressões do massagista. Algumas vezes, entretanto quando alguma área de tensão é atingida (onde há muitos nódulos, ou os músculos estejam muito contraídos) o toque pode ser doloroso. Neste momento o melhor a fazer é respirar profundamente e deixar doer.geralmente depois de alguma manobras e dependendo do nível de tensão,algumas sessões as dores desparecem.
A massagem tem efeito direto (local-periférico) e indireto (geral).
Efeito Direto: - O efeito puramente mecânico e direto permite  a eliminação das células mortas e os restos das secreções das glândulas cutâneas,deixando as camadas superficiais  do epitélio da epiderme mais nutridas e resistentes.
-  Há uma aumento da circulação,uma vaso dilatação momentânea que possibilita a eliminação das toxinas das células.
- Permite uma maior permeabilidade das paredes dos vasos sanguíneos, aumentando a irrigação da derme e dos tecidos subcutâneos proporcionando um aumento da elasticidade.
- provoca o ao aumento dos leucócitos (células de defesa) situados localmente, prevenindo a  auto intoxicação.

Efeito indireto ou Geral: - A massagem trás uma melhor consciência estrutural do corpo libera as tensões da musculatura e das articulações e proporciona uma melhor conscientização  do padrão respiratório.Quanto maior a quantidade de oxigênio no corpo,maior será seu fluxo energético.O organismo fica mais vigoroso,mais bem disposto e saudável.
Não pense que é pouca coisa. É muito difícil mudar  hábitos de comportamento diante  de uma pressão emocional e também da postura corporal diária,outra grande causadora de tensões musculares.
Quanto mais  o indivíduo entrar em contato com seu corpo,mais  ele aprende  a conhecê-lo e identificar  o que está errado com ele e tentar consertar estes erros.

Existe vários tipo de massagem tanto no Ocidente como no Oriente, assim como inúmeras manobras que são usadas de acordo com a necessidade da pessoa.Porém o objetivo final sempre é o de restabelecer o equilíbrio energético corporal e a liberação das tensões
.
Suzana Boni de Meirelles

http://suzana-meirelles.blogspot.com/




Um comentário:

Rico Mäder disse...

Excelente. Viver é aprender... eis o que de forma direta e transparente se mostra aqui. Massagem Terapêutica: uma grande aliada da Saúde e da Vida, syn!
Grato pelo post.