segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Espiritualidade e Ciência

Espiritualidade e Ciência

A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ESPIRITUALIDADE, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Introdução às Doenças Psicossomáticas
RESUMO

O médico deve ser um cientista, conhecer em profundidade a medicina acadêmica, mas não pode ignorar a influência dos aspectos psicológico e social no desencadeamento das doenças no indivíduo. Não podemos olvidar que as doenças são manifestações do indivíduo doente e não o contrário. É no indivíduo doente que a medicina psicossomática focaliza seus estudos, pois é ele quem determina a forma de apresentação e variações das diversas patologias.

Por intermédio do diagrama da interdependência entre mente, corpo e aspecto social e da discussão da trilogia: medicina somática, medicina psiquiátrica e medicina psicossomática, concluímos que a visão psicossomática está mais próxima da Espiritualidade, pois privilegia o indivíduo como um todo, em seus aspectos: bio (corpo); psi (alma, mente); social (relações sociais).

Palavras-Chave: Corpo, Espiritualidade, Medicina Psicossomática, Mente, Social.

ABSTRACT

The doctor should be a scientist and should have a deep knowledge into academic medicine, but can not ignore the influence of psychological and social aspects in the trigger of a disease in a person. We can not forget that diseases are manifestations of the individual patient and not vice versa. It is the sick person that psychosomatic medicine focuses its studies. It is he who determines the form of presentation and variations of various diseases.

Through the diagram of the interdependence between mind, body and social aspect and the discussion and the trilogy: somatic medicine, psychiatric medicine and psychosomatic medicine, we can conclude that the psychosomatic view is closer to spirituality, because it focuses on the person as a whole in its aspects : bio (body); psi (soul, mind), social (social relations).

Keywords: Body, Spirituality, Psychosomatic Medicine, Mind, Social.


INTRODUÇÃO ÀS DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

“Sabemos muito bem que ficamos doentes quando as condições de vida são hostis, e nos mantemos saudáveis quando são favoráveis”

Hipócrates


Antes do breve comentário que faremos da última parte da trilogia médica – medicina psicossomática -, referimos que as medicinas somática e psiquiátrica atuam visando prevenir, atenuar e, se possível, curar as doenças, tendo uma abordagem apenas somática do indivíduo. Por sua vez, a medicina psicossomática procura o entendimento integral, não separa a unidade mente-corpo.

Achamos que o médico deve ser um cientista, conhecer em profundidade a medicina acadêmica, mas não pode ignorar a influência dos aspectos psicológico e social no desencadeamento das doenças no indivíduo.

Na atualidade, o médico tem à sua disposição equipamentos de ponta, o que é importante, todavia em tal nível de sofisticação, parece faltar uma correspondente otimização na compreensão da pessoa humana. As técnicas apresentadas nas áreas emocional e social não têm sido desenvolvidas na mesma intensidade. Desse modo as três partes do existir humano – corpo, mente e social – os esforços diagnósticos e terapêuticos têm sido concentrados praticamente na área corpórea.

Não podemos olvidar que as doenças são manifestações do indivíduo doente e não o contrário. É no indivíduo doente que a medicina psicossomática focaliza seus estudos, pois é ele quem determina a forma de apresentação e variações das diversas patologias.

Na atualidade a maioria dos médicos não tem tempo para ouvir seus pacientes, não usa o diálogo como terapia; deveria além de comprovado saber científico, possuir a capacidade do verdadeiro “doutor”, dar como primeiro remédio atenção e compreensão, para a seguir entrar com o arsenal medicamentoso, próprio de seus conhecimentos acadêmicos. Alguns colegas alegando cientificismo hi-tech são céticos ao poder do diálogo como terapia, de dar atenção e ser solícito com o paciente e seus familiares.

Remontando a OMS (Organização Mundial de Saúde) a qual defende a tese que saúde não é apenas ausência de doença, mas completo bem estar físico, psíquico e social. O indivíduo deve ser analisado de forma global, irredutível, de maneira não fragmentada, o que não vem acontecendo.

Quando por intermédio de perfeita diagnose chegamos à conclusão que este ou aquele órgão encontra-se alterado devemos, antes de qualquer atitude, entender que o achado clínico reflete a enfermidade do indivíduo. Não é o órgão que adoeceu, mas sim o paciente como um todo, e o órgão afetado é o alarme orgânico, o órgão de choque (órgão alvo) sinalizando que o indivíduo doente manifesta a doença.

Negando a hipervalorização dada, as doenças somáticas e psíquicas isoladas, pois temos certeza que a mente, o corpo, o social e o cultural formam uma unidade, são inseparáveis.

Tendo como intenção objetivar o que afirmamos sucintamente, relataremos o histórico (adaptado ao texto) sobre a enfermidade de um indivíduo que tivemos oportunidade de tratar.

Paciente do sexo masculino, 45 anos, aparentando bom estado geral com queixa de desconforto abdominal, há seis meses.

Após minuciosa anamnese e interrogatório de praxe, nada pudemos acrescentar à sua queixa. O paciente era introvertido, não colaborava e respondia com monossílabos aos nossos questionamentos. Esfregava as mãos continuamente, com a face tensa demonstrando ansiedade e contrariedade. Serenamente, sem irritação, explicamos a necessidade de ele responder as nossas perguntas as quais proporcionariam o diagnóstico e a terapia adequada. O paciente sentiu-se mais confiante, e arriscou uma pergunta: por que você me faz questionamentos que não tem relação com a doença? Explicamos a ele que a doença além dos fatores corpóreos possui os da mente e do cotidiano.

Do breve comentário, podemos deduzir que os pacientes não falam com seus médicos além de seus sintomas físicos. Não acham necessário falar sobre seus pensamentos, sentimentos, crises financeiras, crises afetivas, etc. O médico atuante na medicina psicossomática saberá como motivar o paciente a dialogar, começando aí, na terapia do diálogo, o processo de retorno ao equilíbrio, ao natural.

Continuando a anamnese, concluímos não haver história prévia e nem atual de etilismo (era abstêmio), tabagismo ou outros hábitos. Na história familiar, apenas o avô paterno estava com 93 anos e apresentava hipertensão arterial (?)...

No exame físico, digno de nota, fígado palpável a 2 cm do rebordo costal direito, indolor e mole.

Nos exames complementares solicitados, constatamos pequenas alterações bioquímicas na função hepática. Como o quadro de desconforto abdominal se agravara, estando a crase sangüínea normal, optamos por uma biópsia, sendo o diagnóstico anatomopatológico de cirrose hepática (desarranjo da citoarquitetura das células hepáticas).

Não havia nada que justificasse o quadro clínico, pois como afirmamos, até então, o paciente jamais havia procurado o concurso médico. Afastáramos quadro infeccioso prévio (hepatite), quadro imunológico (doença auto-imune). Então pensamos em fígado reacional, mas por quê?

Conversando com o paciente, esposa, filhos e genitores que eram vivos e gozando de “plena saúde” muito sutilmente, dissemos que seus hábitos, comportamento colérico, irritável e essencialmente atrabiliário poderia ser o fator predisponente, etiológico da cirrose hepática.

Realmente, em sua personalidade atrabiliária estava a causa da doença, pois esta era simples manifestação de seu comportamento em relação à própria vida. O comportamento irritável, além de fazê-lo doente, havia iniciado um processo de alterações morfológicas em órgãos-alvo como fígado, coração e rins (interligados na fisiologia dos fluidos invisíveis).

Nas entrevistas que tivemos posteriormente com o paciente, após resultado do exame anatomopatológico do fígado, lhe explicamos que seu comportamento era a causa fundamental de sua doença. Também lhe dissemos que mudando seu comportamento, e nisto o ajudaríamos, poderia encontrar a cura não só do fígado, mas de seu corpo e de sua alma.

O princípio mais importante desta abordagem é o de propor ao paciente que uma análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é definido pelas interações e interdependências das partes. As partes da unidade não mantém sua identidade quando estão separadas de sua função e lugar no todo.

Antes de apresentarmos o diagrama da interdependência entre os aspectos mental, corporal e social que proporciona uma diagnose e terapêutica seguras, salientamos que o diagnóstico se apóia na tríade: anamnese (entrevista); exame físico (geral e especial) e exames subsidiários ou complementares (bioquímicos, imagens, etc).

Diagrama da interdependência entre aspectos mental, corporal e social

1º aspecto: dissociação

2º aspecto: conexão parcial

3º aspecto: interação

4º aspecto: unidade tripartite

5º aspecto: unidade biopsicossocial

No primeiro aspecto, expresso no diagrama, há completa dissociação entre corpo, mente e social. O paciente se apresenta com a linguagem do corpo (sintomas), olvidando os aspectos mental e social. Representa a maioria dos pacientes. Ex.: “Doutor tenho pedra nos rins”.

No segundo há uma conexão parcial entre mente, corpo e o social, mas de superfície. O paciente já demonstra sensibilidade, percebe que sua doença depende de outros fatores além do corpo. Ex.: “A angústia dá-me dor no peito”.

Na interação, o terceiro aspecto, demonstra um entrelaçamento entre corpo, mente e o social. A prevalência é do corpo seguido da mente e por último o social. Ex.: “Terminei o namoro e a tristeza piorou minha TPM”.

Na unidade tripartite admite-se que a doença é uma tríplice manifestação em proporções iguais dos três fatores, já aludidos. Esta unidade tripartite é percebida pelos médicos ou curandeiros que entendem a doença como um desequilíbrio ou desarmonia de um ou mais fatores.

O quinto aspecto, unidade biopsicossocial, é praticada pelos médicos capacitados na medicina biopsicossocial, que acreditam na convergência entre corpo, mente e meio externo ou social.

Depois do diagrama da interdependência entre mente, corpo e aspecto social e da discussão da trilogia: medicina somática, medicina psiquiátrica e medicina psicossomática, concluímos que a visão psicossomática está mais próxima da Espiritualidade, pois privilegia o indivíduo como um todo, em seus aspectos: bio (corpo); psi (alma, mente); social (relações sociais). Esperamos com isso ter proporcionado conhecimentos introdutórios sobre fundamentos que iremos discutir da medicina complementar ou integrativa em convergência com a medicina popular, pois quando necessário recorreremos à trilogia médica.

Esperamos não tangenciar, vamos para o centro, promovendo a terapia do diálogo ou diálogo como terapia não somente entre médicos e pacientes, mas entre as “várias medicinas”, que não descaracterizam a nobre arte de Hipócrates, fazendo-a convergir com a medicina popular propugnada pelos curandeiros, juremeiros, erveiros, mateiros, rezadeiros, benzedeiros e feiticeiros há milhares de anos.

Citando feiticeiros, curandeiros, rezadeiros e outros, somos remetidos à Espiritualidade que, mais uma vez insistimos, ser inerente a todo ser humano independente de ser ou não religioso.

A Espiritualidade transcende as religiões embora esteja em todas elas, sem exceção. Temo-La como a ciência de SER ESPÍRITO. No léxico encontraremos Espiritualidade com vários significados com o qual concordamos, mas ousamos acrescentar o tão discutido em nosso blog.

Também afirmamos como pressuposto que a Espiritualidade é o inconsciente profundo, exaustivamente discutida nos vários textos postados. Associamos o inconsciente profundo como sendo um espelho imerso no barro. Obvio que não cumprirá sua função, qual seja a de refletir a luz, a imagem. O barro ou a lama associamos ao inconsciente superficial. Portanto, remover ou fragilizar as camadas de barro (inconsciente superficial) devolvem ao espelho sua natureza primeva, refletir a luz, permitir, observar a “imagem”.

Concluímos que para acessar a Espiritualidade, precisamos vencer a “barreira” do inconsciente superficial. Em tese, o pressuposto, é claro e simples, todavia não é tão fácil. Por quê?

Imaginemos estar à procura de um tesouro (cofre). Quais as etapas que devemos cumprir? Primeiro, saber o local exato onde se encontra; segundo, ao encontrá-lo, saber a senha para abri-lo (decodificação); terceiro, iniciar a operação de abertura (tradução); quarto, o que esperamos encontrar, qual riqueza? Surpresa!!! O tesouro está vazio..., é... está vazio, vazio, vazio... Que tal?!?!

Suponhamos que sabemos do tesouro, sua localização, mas não sabemos a senha, muito menos a decodificação e menos ainda a tradução. O que fazer? Violá-lo? Como? Explodindo-o?!?! Se sim, imagine a frustração de encontrar “apenas” o vazio. A Espiritualidade é vazia de concretude; Ela não é nada daquilo que conhecemos como tudo.

As duas suposições apresentadas demonstram de forma alegórica as dificuldades de se acessar o inconsciente profundo. Primeiro precisamos superar o inconsciente superficial, que convenhamos é deveras difícil, esbarrando em tempo ilimitado.

Outro exemplo é o conhecido por todos, Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã. Imaginemo-lo lotado em todas as suas dependências, inclusive o próprio campo de futebol. São milhares de pessoas, as mais diversas personalidades e comportamentos. Pode-se imaginar que a aglomeração de pessoas possa trazer certos tumultos. Quais tumultos?

Primeiro, o locutor do estádio avisa que os portões de acesso a saída estão fechados. Isto ocasiona alguns comportamentos ou atitudes, desde a completa inação à máxima perturbação, conflitos, dilemas, e outros.

Segundo, um novo aviso diz que os portões que permitem a saída foram abertos. Que todos tenham paciência mantenham-se serenos e cooperem entre si, pois isto facilitará a saída.

Terceiro, os que estiverem mais próximos da saída serão os primeiros a deixar o estádio. Os demais demorarão mais tempo em decorrência da distância que se encontram dos portões de saída.

Quarto, há os que não desejam sair e não se importam se estão atrapalhando ou não a saída dos outros.

Acredito ser muita alegoria... Mas o Maracanã, na analogia que fizemos, está relacionado com o inconsciente superficial. O lado de fora do estádio com o inconsciente profundo – a Espiritualidade.

Não temos nenhuma pretensão de ensinar como acessar a Espiritualidade, apenas informamos. Nós como outros, também estamos nos havendo com o nosso inconsciente superficial, portanto não se veja nisso, na informação, que já somos liberados. Nada disso, muito longe.

Por estas e outras escrevemos vários textos. Somos como os ponteiros do relógio, informamos que a hora é esta. É hora de tangenciar uma vez somente e, depois definitivamente, se dirigir ao centro – à Espiritualidade.

Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá



Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar"

Publicação 13

Bibliografia

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Aspectos Religiosos

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